1 de fev. de 2010

Notícias

Olá pessoal

Ultimamente eu tenho escrito aqui no blog mais através das minhas respostas pelo formspring.me do que por mim mesma. Isto tem e merece uma explicação...

As pessoas que me acompanham mais de perto sabem que estou passando por um momento delicado. Mais uma vez, acabei caindo nas garras tenebrosas da depressão, que chega de mansinho de detona a nossa vida. Só que, desta vez, eu estava preparada e já reconheci os primeiros sintomas assim que se manisfestaram.

Para quem não sabe e/ou nunca teve, depressão é um estado de ânimo terrível, onde a gente demonstra certos sintomas e experimenta situações estranhas:

- lapsos de memória de curto prazo;
- Desânimo generalizado;
- Falta de vontade de executar atividades simples;
- Vontade de ficar em casa, entocada;
- Vontade de ficar sozinha

Este último tópico é interessante... é um dos maiores indicativos da depressão, pois é associada a ela: a solidão.

Mas vocês podem dizer: "Ah, mas como uma mulher, jovem, bonita, inteligente, que atua como GP e conhece um monte de gente pode ser solitária?"

Pois é... a solidão não se resume a falta pura e simples de contato físico com as pessoas. Ela é, muito mais, um sintoma da falta de contato emocional e afetivo com outras pessoas. E quando eu falo em afetivo, não estou falando em relações amorosas. Um relação de amizade verdadeira é, em muitos casos, o maior lenitivo para a solidão. Não adianta eu ter contato físico e sexual com 20 clientes numa semana se eu não tenho um único amigo verdadeiro por perto, com o qual eu possa desabafar, chorar, rir, gargalhar, mandar à merda e pedir desculpas logo em seguida... Por que o amigo verdadeiro é aquele que te entende até a alma... E a depressão nada mais é do que esse "vazio da alma".

Mas não se preocupem. Não é a primeira crise depressiva que eu tenho nem será a última. Já estou em tratamento psicológico e clínico, incluindo terapia e medicamentos. Já estou me sentindo bem melhor. Até pensei em fazer algum programa neste final de semana, mas achei melhor esperar mais uma semana e voltar com a carga total.

Bjs a todos.
PS: Apenas um pedido: Nunca julguem que uma pessoa deprimida está só fazendo cena. Depressão é coisa séria e só quem passa por ela sabe disso.

Um comentário:

Jean_Luc disse...

Tenho 3 dos sintomas:

- lapsos de memória de curto prazo;
- Falta de vontade de executar atividades simples;
- Vontade de ficar em casa, entocado;

Vontade de ficar sozinho é quase igual o último. Sou meio atrapalhado mas costumo ter boa memória, mas ultimamente se alguém me fala um número de telefone para ligar em seguida eu já esqueci. Tenho atribuído ao estresse e só.

Mas chamou a atenção seu post. É pra me preocupar?